O Governo do Estado confirmou a realização do Carnaval da Bahia 2025 com uma série de ações e serviços, anunciadas pelo governador Jerônimo Rodrigues nesta sexta-feira (14). O evento aconteceu no Teatro do Irdeb, em Salvador, e contou com a presença do vice-governador e coordenador do Carnaval, Geraldo Júnior, e outras autoridades.
Com o tema “40 anos do Axé Music”, o Carnaval terá a participação de diversas secretarias e órgãos estaduais nas áreas de segurança, saúde, direitos e acessibilidade, beneficiando tanto baianos quanto turistas. Além de reforçar o reconhecimento do evento como patrimônio cultural, as ações também visam impulsionar a economia local e gerar mais empregos.
“É uma festa de cultura, alegria e também uma agenda econômica. Estimamos cerca de um milhão de turistas em Salvador e aproximadamente 4 milhões em todo o estado, impulsionando nossa economia. Isso significa geração de emprego e renda. Espero que seja um carnaval de paz”, destacou o governador Jerônimo Rodrigues.
A segurança será reforçada em 95 municípios e 12 bairros de Salvador, com um investimento de R$ 98 milhões e um efetivo de 37 mil policiais e bombeiros. O monitoramento contará com 1.500 câmeras, sendo 826 em Salvador e 616 no interior, além de duas plataformas de observação e um sistema de reconhecimento facial.
Este ano, o número de Portais de Abordagem aumentou para 99, distribuídos pelos circuitos da capital e interior. O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com operações em Salvador, Porto Seguro e Barreiras, reunirá 48 órgãos estaduais, federais, municipais e privados.
O evento também terá um Plantão Integrado dos Direitos Humanos, que receberá denúncias de violações contra crianças, idosos, pessoas com deficiência (PcDs) e a comunidade LGBTQIAPN+. O Procon-BA estará presente para orientar e fiscalizar questões de acessibilidade nos circuitos carnavalescos.
O Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) intensificará o atendimento em pontos estratégicos, como o Aeroporto, Rodoviária, Pelourinho e nos principais circuitos da festa. Além disso, o programa “Até Breve” será realizado no Aeroporto de Salvador para auxiliar os turistas na saída da cidade.
Foto: Amanda Ercília/GOVBA
Sem comentários! Seja o primeiro.