O projeto de lei da vereadora Marta Rodrigues (PT-BA), que assegura a oferta de capelos adequados para cabelos crespos e volumosos nas solenidades de formatura, foi sancionado pelo prefeito Bruno Reis. A medida, agora lei em Salvador, garante que as instituições de ensino da capital baiana forneçam modelos de capelos acessíveis para alunos com diferentes tipos de cabelo, além do tradicional.
Em sua justificativa a época, a vereadora Marta Rodrigues explicou que a lei busca corrigir uma desigualdade histórica. “Os capelos tradicionais são produzidos sem considerar a realidade da maioria da população negra da nossa cidade e do país. Para muitos jovens, o capelo é um símbolo importante, mas é frustrante saber que, em um momento tão significativo, muitos não conseguem usar o acessório devido ao seu formato inadequado”, afirmou.
Com a sanção da lei, todas as formaturas em Salvador devem garantir a oferta de capelos específicos para alunos com cabelos crespos e volumosos, além dos modelos convencionais. A nova legislação também descreve, a título de referência, os modelos de capelos mais adequados para esses tipos de cabelo, mas deixa aberta a possibilidade de outras opções que atendam às necessidades de tamanho e conforto.
Foto: Divulgação/Vult
Sem comentários! Seja o primeiro.