A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (27) a quarta fase da Operação Overclean, em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal do Brasil (RFB). O objetivo é desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento em fraudes em licitações, desvio de recursos públicos de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro.
Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e três ordens de afastamento cautelar de servidores públicos, nas cidades de Salvador, Camaçari, Boquira, Ibipitanga e Paratinga, todas na Bahia. As ordens foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com as investigações, o grupo atuava na liberação de emendas parlamentares destinadas aos municípios de Boquira, Ibipitanga e Paratinga, entre os anos de 2021 e 2024, mediante o pagamento de propina. Os suspeitos também teriam manipulado processos licitatórios para beneficiar empresas específicas.
Entre os crimes investigados estão: organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, lavagem de dinheiro. As investigações seguem em curso, com apuração de novos envolvidos e rastreamento dos recursos desviados.
Foto: Ascom Polícia Federal
Sem comentários! Seja o primeiro.