Feira de Santana se prepara para comemorar, nesta quinta-feira (18), seus 192 anos de emancipação política. Para marcar a data, o Governo Municipal decretou ponto facultativo e preparou uma vasta programação que valoriza a história da Princesa do Sertão e seus personagens — do passado e do presente — que contribuíram para o desenvolvimento da cidade.
As atividades começam às 7h30, com uma missa na Catedral Metropolitana de Senhora Santana. Às 9h30, o prefeito José Ronaldo de Carvalho, secretários municipais, autoridades e convidados visitam o Casarão dos Olhos d’Água — primeiro imóvel da cidade, onde teriam vivido Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandoa, fundadores do município.
Às 15h, será realizada uma sessão solene na Câmara Municipal. Encerrando a programação, às 19h, acontece no Cajueiro Convenções a entrega da Medalha de Honra ao Mérito, homenageando cidadãos que contribuem para o desenvolvimento do município.
Feira de Santana, emancipada de Cachoeira em 18 de setembro de 1833, recebeu o título de “Princesa do Sertão” do jurista e político Ruy Barbosa em 1919, durante campanha presidencial, em reconhecimento à sua importância econômica e ao papel central no desenvolvimento do sertão baiano.
Foto: Joaquim Neto/Informaê


Sem comentários! Seja o primeiro.