O vereador Ailton Leal de Araújo (PT), de Santo Estevão, foi preso nesta quarta-feira (24) durante a Operação Anátema, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia. Segundo as investigações, ele é acusado de ser proprietário de um posto de combustíveis utilizado como fachada para lavagem de dinheiro.
De acordo com a polícia, Ailton Leal de Araújo possui histórico familiar ligado ao crime, sendo irmão de um traficante de alta periculosidade morto em confronto com agentes de segurança em 2017.
Na mesma operação, em Jaguarari, também no centro-norte do estado, foi cumprido um mandado de busca e apreensão em um imóvel vinculado a outro vereador, onde foram apreendidos celulares e documentos considerados relevantes para as investigações.
Ao todo, a Operação Anátema resultou na prisão de dez pessoas — três delas em flagrante — suspeitas de integrar uma organização criminosa com atuação em quatro estados brasileiros. Segundo a Polícia Civil, o grupo movimentou mais de R$ 4,3 bilhões em recursos relacionados ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro.
Até o momento, foram apreendidos seis armas de fogo, dez veículos, duas motocicletas, R$ 20 mil em espécie, além de documentos e joias. Mais de 170 policiais participaram da ação, realizada simultaneamente na Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná.
Ailton Leal foi eleito vereador pela primeira vez em 2020 e reeleito em 2024, ambos os pleitos pelo Partido dos Trabalhadores. Na última eleição, conquistou 963 votos, sendo o sexto parlamentar mais votado do município.


Sem comentários! Seja o primeiro.