O ex-prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins da Silva Filho, vai assumir, nesta semana, a presidência estadual do Democracia Cristã (DC). A nomeação busca viabilizar o partido para as eleições proporcionais de 2026.
Segundo sua nova agenda política, ele pretende filtrar filiações para assegurar que apenas pré-candidatos sem mandato eletivo integrem o partido, restrição que visa fortalecer a identidade e evitar “cambalhotas” partidárias.
Politicamente, Colbert tem longa trajetória. Militante histórico do PMDB/MDB, rompeu com o partido em 2023 por discordar do apoio dele ao governador Jerônimo Rodrigues nas eleições de 2022.
Recentemente, Colbert foi nomeado assessor especial da Secretaria de Governo da Prefeitura de Salvador — função que ocupa até o fim de 2026, após cessão do governo estadual. Com a presidência do DC-BA, Colbert aposta em reposicionar o partido no cenário político baiano e pavimentar o terreno para candidaturas competitivas em 2026.
Em sua carreira eletiva, ele foi deputado estadual em 1991–1995, deputado federal em múltiplos mandatos, vice-prefeito e prefeito de Feira de Santana.
Foto: Joaquim Neto/Informaê


Sem comentários! Seja o primeiro.