O prefeito José Ronaldo de Carvalho anunciou que a Micareta de Feira de Santana 2026 será realizada entre os dias 19 e 22 de novembro, marcando uma nova fase do primeiro e maior Carnaval fora de época do Brasil, que completará 85 anos no próximo ano. A festa promete ser revigorada e reinventada, abrindo oficialmente a temporada de Verão na Bahia.
A definição da data ocorreu em consenso durante uma reunião no Paço Municipal Maria Quitéria, nesta terça-feira (7), com a presença de representantes do comércio, entidades ligadas à promoção do evento e secretarias municipais envolvidas na organização da festa.
Segundo José Ronaldo, a mudança do período tradicional, antes realizado em abril, para o segundo semestre atende a um planejamento de revitalização da Micareta e amplia o tempo de captação de patrocinadores.
“A decisão está sendo tomada em comum acordo, ouvindo o setor econômico da cidade e representantes de bandas. Precisamos ter mais tempo para organizar a festa e atrair investimentos”, destacou o prefeito.
O presidente da CDL Jovem, Luiz Mercês Júnior, apoiou a alteração para novembro, apesar da proximidade com a Black Friday. “Em abril, a festa já estava desgastada”, observou. Já Sandro Nativo, presidente da Associação dos Feirantes do Feiraguai, elogiou a medida, ressaltando que a nova data pode impulsionar o comércio e harmonizar com o Natal Encantado.
Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista, Marcos Silva, a decisão foi “corajosa e acertada”. Ele ressaltou o desafio de mexer em uma tradição, mas destacou o potencial de renovação que a mudança representa.
Durante a reunião, Nilson Santana, da Ativa Comunicação, apresentou um anteprojeto estratégico voltado à revitalização e reposicionamento da Micareta 2026, com o objetivo de consolidá-la novamente como a maior e melhor festa do gênero no país, atraindo turistas e fortalecendo o nome de Feira de Santana no calendário nacional.
Foto: Washington Nery


Sem comentários! Seja o primeiro.