O mutirão para zerar a fila de exames na rede municipal de saúde de Feira de Santana foi iniciado nesta quarta-feira (8). Segundo o secretário de Saúde, Rodrigo Matos, a ação prioriza pacientes com solicitação de exames datados de junho e julho de 2024, enquanto os pedidos feitos a partir de janeiro deste ano seguem o fluxo regular de agendamentos.
“Neste momento, estamos atendendo às demandas reprimidas de junho e julho de 2024. Na próxima semana, seguiremos com o cronograma. Os pacientes com serviços posteriores serão atendidos no fluxo normal. Quando zerarmos essa fila, conseguiremos manter o atendimento em dia, evitando que alguém com solicitação recente disputa vaga com quem está aguardando desde o ano passado”, explicou Matos.
Rodrigo Matos destacou que ainda não há um levantamento preciso da quantidade de pessoas que buscarão agendamento nas sete policlínicas municipais. O número será consolidado ao final de cada dia de ação.
“A expectativa é resolver a situação. Não temos um banco de dados completamente fidedigno para estimar a demanda reprimida e planejada de forma detalhada. Este mutirão também servirá como base para um planejamento mais eficiente”, afirmou o secretário.
O atendimento foi dividido em etapas:
- De 8 a 13 de janeiro: agendamento para solicitações de junho e julho de 2024.
- De 14 a 17 de janeiro: agendamento para solicitações de agosto e setembro de 2024.
- De 20 a 23 de janeiro: agendamento para solicitações de outubro e novembro de 2024.
Com a iniciativa, a Secretaria de Saúde busca reorganizar o fluxo e garantir mais agilidade no atendimento à população.
Sem comentários! Seja o primeiro.