O Ministério Público da Bahia (MPBA) apresentou hoje (24) seu plano integrado de atuação para o Carnaval 2025, com o lema “Carnaval da Bahia: Tem que respeitar”. O objetivo é garantir os direitos dos cidadãos durante a festa.
Serão 24 promotores de Justiça por dia atuando desde audiências de custódia até a fiscalização nas ruas. “O MP é a Constituição em ação na proteção dos direitos fundamentais”, destacou o procurador-geral de Justiça, Pedro Maia.
A campanha publicitária do MPBA contará com artistas como Ivete Sangalo, Léo Santana e Lore Improta e será divulgada na TV, rádio, redes sociais e materiais impressos.
O MPBA terá uma equipe de 117 servidores em plantão durante o evento, atuando contra a violência contra a mulher e a exploração de crianças e adolescentes. Além disso, haverá inspeções em postos de saúde, centrais de catadores e camarotes privados.
Uma das novidades deste ano é a ampliação do monitoramento por câmeras, com mais de 500 equipamentos cobrindo os circuitos. Também haverá fiscalização eletrônica de tornozeleiras, permitindo ação imediata do MPBA em casos de violação.
Em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), o MPBA distribuiu materiais informativos sobre exploração sexual infantojuvenil em 47 hotéis dos circuitos carnavalescos. A campanha alerta: “Exploração sexual de crianças e adolescentes é crime. Denuncie. Proteja.”
Como denunciar
Casos de violação de direitos podem ser denunciados pelo Disque 127, pelo site atendimento.mpba.mp.br ou presencialmente nos postos do MPBA em Nazaré, na Carlos Gomes, na Barra e no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
A campanha conta com o apoio de diversas empresas e veículos de comunicação, reforçando o compromisso com um Carnaval seguro e respeitoso para todos.
Foto: Sérgio Figueiredo
Sem comentários! Seja o primeiro.