Nos primeiros 100 dias de governo, a Prefeitura de Feira de Santana apresentou números expressivos em diversas áreas, com destaque para a saúde, infraestrutura urbana e educação. A gestão do prefeito José Ronaldo de Carvalho tem apostado em ações intensas e estruturantes para retomar o crescimento do município.
A saúde foi uma das prioridades nesse início de gestão. Mais de 1,4 milhão de procedimentos, consultas e exames foram realizados pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana. Unidades como UPAs, policlínicas, ambulatórios especializados, centros de diagnóstico e o Hospital da Mulher atuaram em conjunto para oferecer atendimento à população.
Somente as UPAs e policlínicas municipais somaram 706.428 atendimentos. Já o Hospital da Mulher, referência regional, registrou 1.775 partos, entre normais e cesáreas.
A Prefeitura também reforçou a campanha de vacinação, com ações itinerantes nos distritos e comunidades rurais. Crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos foram foco da campanha contra a dengue, com 4.219 vacinados. A vacinação contra a gripe também foi intensificada, alcançando moradores das áreas mais distantes.
Outras ações importantes incluem a reativação do serviço de recolhimento de animais de grande porte, início da reforma do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ampliação da UBS da Mangabeira e projeto para requalificação do Centro de Saúde Especializado (CSE).
A recuperação das vias públicas tem sido outro destaque dos primeiros 100 dias. Já foram realizadas obras de manutenção em mais de 150 ruas, com intervenções tanto em pavimentação asfáltica quanto em paralelepípedo.
Até o momento, 124 ruas tiveram asfalto recuperado e outras 23 ruas passaram por manutenção no calçamento com paralelepípedo. A Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA) segue com frentes de trabalho ativas em vários bairros da cidade, totalizando 8.550 m² de pavimentação recuperada.
Além disso, foram feitas ações de drenagem em 110 ruas, com desobstrução de 593 caixas, instalação de 33 novas unidades, 46 bocas de lobo executadas, além da substituição de grelhas, tampões e limpeza de mais de 3.300 metros de rede de esgoto.
Na educação, a principal medida foi a convocação de 300 professores aprovados em concurso público, número três vezes maior do que as vagas inicialmente ofertadas.
Outro avanço foi a assinatura da ordem de serviço para a construção de uma moderna creche no distrito de Bonfim de Feira, com o objetivo de oferecer um ambiente seguro e adequado para o desenvolvimento infantil e apoiar mães que precisam trabalhar.
Diante das mais diversas ações, a Prefeitura também intensificou o abastecimento de água na zona rural por meio de carros-pipa. Mais de 900 entregas foram realizadas em dezenas de povoados, garantindo água potável para comunidades que enfrentam dificuldades com o fornecimento regular.
Foto: Jorge Magalhães
Sem comentários! Seja o primeiro.