Com o objetivo de captar recursos federais e ampliar a assistência ao parto normal em Feira de Santana, a Prefeitura, por meio da Fundação Hospitalar, está investindo recursos próprios na ampliação da Casa de Parto Natural (CPN) do Feira VII. A iniciativa visa adequar a estrutura da unidade aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e fortalecer a rede municipal de atenção à saúde da mulher.
Inaugurada em 5 de julho de 2024, no Conjunto Feira VII, no bairro Tomba, a unidade foi planejada para ampliar o acesso das gestantes a um parto humanizado e seguro. Atualmente, a CPN oferece acompanhamento desde o pré-natal até o trabalho de parto e o pós-parto normal, garantindo assistência integral às futuras mães.
A estrutura conta hoje com três quartos individuais e será ampliada para cinco suítes climatizadas, com banheiros privativos, varandas, banheiras, cavalinho e bolas fisioterapêuticas individuais. O espaço dispõe ainda de sala de reunião, setores administrativos, varandas externas e refeitório, assegurando conforto e acolhimento às gestantes e seus acompanhantes.
De acordo com Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS), uma visita técnica foi realizada na manhã de quinta-feira (12) para avaliar as necessidades da obra de ampliação e reforma da unidade.
“Essa reforma trará benefícios importantes para a população feirense. Estamos seguindo o cronograma de obras normalmente. Em 2025, a CPN realizou 2.124 atendimentos a gestantes do município, com 194 partos registrados entre janeiro e dezembro”, afirmou a gestora.
Gilberte destacou ainda que a Casa de Parto atende exclusivamente gestantes residentes em Feira de Santana que se enquadrem nos critérios estabelecidos, contribuindo também para reduzir a demanda na emergência do Hospital Inácia Pinto dos Santos, conhecido como Hospital da Mulher. Em 2025, a unidade realizou 6.857 partos, sendo 3.153 partos normais no mesmo período.
“Este é mais um passo importante na garantia de atendimento de qualidade às mulheres e recém-nascidos de Feira de Santana. Com salas modernas e novos equipamentos, a Casa de Parto oferecerá um atendimento diferenciado às gestantes e contribuirá para o fortalecimento da rede municipal de saúde”, ressaltou.
Para garantir segurança e qualidade na assistência, a Casa de Parto seguirá critérios específicos para admissão das gestantes:
- Gestantes de baixo risco, com 5 cm de dilatação e 2 ou 3 contrações iguais ou superiores a 40 segundos;
- Pressão arterial inferior a 14 por 9;
- Estar em trabalho de parto natural e sem comorbidades;
- Residir em Feira de Santana;
- Idade gestacional entre 37 e 40 semanas;
- Pré-natal completo ou, no mínimo, seis consultas, com sorologia não reagente.
A Fundação Hospitalar reforça que, dentro do propósito de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), o município vem ampliando a oferta de consultas e exames nas unidades de saúde, investindo na reforma e ampliação da estrutura física e na qualificação dos profissionais, garantindo uma assistência cada vez mais humanizada e eficiente à população.


No Comment! Be the first one.