O senador Davi Alcolumbre (União-AP) foi eleito neste sábado (1º) como novo presidente do Senado Federal para um mandato de dois anos, até fevereiro de 2027. Esta é a segunda vez que ele ocupa o cargo. Davi comandou a Casa pela primeira vez entre 2019 e 2021. Ele venceu a disputa no primeiro turno, com 73 votos, sucedendo Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que esteve à frente da Casa nos últimos quatro anos.
A eleição ocorreu por meio de votação secreta, com cédulas de papel, e contorno com a presença de todos os 81 senadores. A sessão foi aberta às 10h36 pelo então presidente Rodrigo Pacheco, e o resultado oficial foi anunciado às 15h19.
Davi superou os senadores Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE), que receberam apenas quatro votos cada um. Inicialmente, outros dois parlamentares estavam na disputa – Marcos do Val (Podemos-ES) e Soraya Thronicke (Podemos-MS) –, mas retiraram suas candidaturas durante a sessão.
A votação também contou com a participação de três senadores que se licenciaram para assumir cargos de ministros no governo federal: Camilo Santana (Educação), Carlos Fávaro (Agricultura) e Wellington Dias (Desenvolvimento Social). Eles retornaram temporariamente ao Senado para votar, enquanto suas cadeiras vinham sendo ocupadas por senadoras suplentes.
Com informações da Agência Senado – Foto: Andressa Anholete
Sem comentários! Seja o primeiro.