O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, anunciou nesta sexta-feira (26) que a Prefeitura vai desapropriar o centenário prédio da Filarmônica Vitória, localizado na rua Conselheiro Franco, no centro da cidade. A medida foi divulgada durante uma coletiva de imprensa com a participação de representantes de diversos segmentos organizados da sociedade.
Segundo o gestor municipal, o imóvel será transformado no Palácio das Academias, espaço que reunirá importantes instituições culturais e acadêmicas do município. A proposta é que o prédio passe a sediar a Academia Feirense de Letras, a Academia de Educação de Feira de Santana, a Academia de Letras e Artes de Feira de Santana, a Academia Metropolitana de Artes e Letras e o Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana.
O primeiro passo para a desapropriação será a publicação, na edição deste sábado (27) do Diário Oficial Eletrônico do Município, do decreto que declara o imóvel de utilidade pública para fins de desapropriação.
Ao anunciar a iniciativa, José Ronaldo destacou a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade, além da valorização das instituições responsáveis pela produção e preservação do conhecimento, da literatura, das artes e da memória feirense.
A Filarmônica Vitória é uma das instituições mais tradicionais de Feira de Santana. Fundada em 20 de julho de 1873 pelo padre Ovídio de São Boa Ventura, a entidade adquiriu o imóvel como patrimônio próprio em 18 de setembro de 1894, mantendo a propriedade do prédio ao longo de mais de um século de história.
Foto: Jorge Magalhães


No Comment! Be the first one.